quinta-feira, 24 de março de 2011


COMO FAZER CASAS

Casas na vertical( maquina ou frontura): exemplo: acabamento com 22 pts. Suspende a metade (11), tece 8 carreiras de um lado, suspende os pts tecidos. Corte o fio que teceu.
Aí abaixa a outra parte,pegue o fio, tece também 8 carreiras. Dali até  apróxima casa, tece novamente com todos os pontos.

Casas na horizontal (na maquina): arremate os pontos da casa (digamos, 5 pontos),com o transferidor ou remalhador por traz dos ganchos do topo.Puche essas agulhas vazias para posição de trabalho.Passe uma carreira tecendo normal.
Nas agulhas que fez a casa,  faça laçadas manuais nas mesmas 5 agulhas e teça UMA carreira fazendo-as trabalhar em liso.  Depois continue normalmente.
CASAS NA HORIZONTAL ( FRONTURA): Se vc vai fazer casa com 5 pontos por exemplo,pegue os pontos da frontura e passe para a maquina (quantidade do tamanho da casa). Arremate os pontos da casa (que estão na maquina)ou das casas se tiver muitas na mesma carreira.Puche para a posição de trabalho as agulhas que estavam trabalhando .Use o transferidor ( ou com a mão mesmo) arrume as agulhas para que trabalhem novamente no ponto barra.
Passe o carro para o outro lado tecendo. Nas agulhas das casas, o fio vai passar por cima da agulha. Você tem que laçar manualmente estas agulhas. Nas proximas 6 carreiras, engatar o gancho (acessório de mão que vem com a frontura) por baixo, bem no centro desses 5
pontos da casa, puxando-o muito levemente só para que os pontos trabalhem normalmente ali. (já que os pesos ainda não exercem força sobre eles.
Se tem muitas casas numa mesma carreira, enquanto faz as laçadas manuais,pendure no centro dos pontos (se forem 5 será na agulha do meio desses 5 pontos) um fio de mais ou menos 30 cm em qualquer outra cor e deixe pendurado; o fio fica pendurado, com mais ou menos 15 cm (pois está duplo). Puxe então esse fio e aí não precisa usar o gancho. Depois que o trabalho sai da máquina é só puxar os pedaços de fio para retirá-los.

3 comentários:

cristiane disse...

ótimo, o seu blog.

ARACNE disse...

Oi Cristiane!
Agradeço o elogio!Nos anima, nos faz crescer!
Obrigada!
Bjos!

Neusa Beraldo disse...

Elizabeth, cada vez te admiro mais!
beijos